A situação do emprego na região da Fazenda da Juta

etec_de_sapopemba_na_mosca_2

Por Marcos Antonio Araujo

“Nesse lugar, eu só venho para dormir”. Essa frase sintetiza o sentimento que é morar na região da Fazenda da Juta. Por ser considerada uma cidade dormitório, a mesma não gera renda e empregos de forma acentuada para seus moradores. Verificamos que os empregos gerados na região são, em sua maioria, de equipamentos públicos e do comércio. Isso faz com que seus moradores se locomovam a grandes distâncias para buscar o seu sustento, diminuindo, assim, a qualidade de vida e aumentando a lotação do transporte coletivo, além de diminuir a circulação de capital em seu espaço. Então, como podemos gerar empregos na região e torná-la mais dinâmica social e economicamente?

Com isso, devemos ter em mente que sem a união dos diversos atores sociais (moradores, comércio, órgãos públicos) não chegaremos ao objetivo alcançado. Primeiramente, temos que proporcionar um ambiente seguro para atrair capital e investimentos externos, adotando políticas públicas e privadas na área de segurança, para que a região seja um ambiente propício na instalação de novos empreendimentos empresariais e, por consequência, um público disposto a gastar seu dinheiro na região.

Para agregar, pensamos num setor que vem sento utilizado por muitas cidades brasileiras para aquecer sua economia local, gerando renda e emprego – e esse setor é a cultura. Vimos que a cultura está na culinária, na moda, no artesanato e nos eventos culturais, está em tudo o que o ser humano produz. A cultura transformaria a região e isso geraria um círculo virtuoso positivo de investimentos, renda e empregos.

Anúncios

Um pensamento sobre “A situação do emprego na região da Fazenda da Juta

  1. Pingback: História do bairro |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s