O Centro Paula Souza

 

centro_paula_souza_na_mosca_1

Por Denis Le Senechal Klimiuc

Com certeza você já ouviu falar da qualidade do ensino em uma das Escolas Técnicas do Centro Paula Souza, certo? Prestou um Vestibulinho, após horas de estudo e expectativa, e passou – ou não. Mas o que você deve saber ainda melhor, independente do resultado da última prova que prestou, é que a qualidade do ensino técnico é, sem dúvida, motivo de reconhecimento profissional em diversas áreas. Assim o Centro Paula Souza construiu sua história, ao longo de 46 anos, recrutando cidadãos do Estado de São Paulo através da oferta de cursos técnicos e de Ensino Médio na medida certa para quem enxerga um futuro promissor.

Mas a história do Centro Paula Souza não foi assim, repentinamente algo de sucesso. Em seu nascimento, através do decreto do governador Roberto Costa de Abreu Sodré, o CPS foi criado em 1969 com o intuito de avaliar viabilidade e implantação de cursos superiores de tecnologia, algo pouco usufruído naquela época. Assim, foram oferecidos cursos superiores bastante específicos, como Movimento de Terra e Pavimentação, Construção de Obras Hidráulicas e Construção de Edifícios, na área de Construção Civil, e Desenhista Projetista e Oficinas, ambos na área de Mecânica; até aquele momento, era chamado de Centro Estadual de Educação Tecnológica de São Paulo.

Aos poucos, então, essa autarquia do Governo do Estado, que hoje é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, cresceu e conquistou novos edifícios, agregando laboratórios em diversas áreas e criando, também, o ensino técnico, que profissionalizaria milhões de pessoas.

centro_paula_souza_na_mosca_2

No Estado de São Paulo para o mercado de trabalho de todo o país

Hoje, o Centro Paula Souza possui cerca de 285 mil alunos, os quais se dividem entre 218 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e 65 Faculdades de Tecnologia (Fatecs), mostrando a empresas de diversos setores, sejam elas do primário, secundário ou terciário, a qualidade do ensino em decorrência dos profissionais disponibilizados no mercado de trabalho. O suor, a disciplina, o conteúdo inovador e a garra que professores, alunos e todos os funcionários do Centro Paula Souza demonstram diariamente se traduzem em excelentes profissionais.

centro_paula_souza_na_mosca_3

Paula Souza? Quem foi?

Mas você deve estar se perguntando quem foi o tal do Centro Paula Souza. É ela (Paula)? É uma família (Souza)? É o Super-Homem? Não. Antonio Francisco de Paula Souza, que viveu até 1917, aos 74 anos, foi um engenheiro e professor de Itu que, na época, tinha pensamentos bastante liberais para alguém da alta sociedade paulista: era a favor da república e o fim da escravatura.

Estudioso, tornou-se um dos precursores do desenvolvimento educacional e de infraestrutura no país: fundou a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e projetou estradas e diversas outras obras. Reconhecido por ser um homem à frente de seu tempo, Paula Souza foi homenageado pelos idealizadores do até então Centro Estadual de Educação Tecnológica de São Paulo, após mais de 40 anos de sua morte.

Por isso, se você já prestou o Vestibulinho e não passou, saiba que agora você tem mais uma motivação para prestar novamente; se você ainda não prestou, conheça os cursos que o Centro Paula Souza possui! A Etec de Sapopemba, por exemplo, pode ter um feito sob medida para você! Mas se você já é um aluno do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, meus parabéns! Você é, com certeza, um excelente profissional e aluno, cujo futuro promissor abre, a cada dia, mais e mais portas para você!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s